quinta-feira, 9 de julho de 2009

Midia reportando os movimentos sociais.





Um confronto entre policiais e manifestantes acabou com duas pessoas presas, uma delas feridas, em frente ao Palácio Guanabara sede do governo do Rio, em Laranjeiras, na Zona Sul.

Desde a madrugada desta terça-feira (23) motoristas de vans protestam contra as novas exigências do governo para o cadastramento de transporte alternativo.

Os números foram dados pela Polícia MIlitar, mas, segundo testemunhas, pode haver mais feridos entre os manifestantes.

"Por volta das 9h, eles descumpriram as ordens dos comandantes aqui presentes e fecharam a pista (da Rua Pinheiro Machado). A polícia interveio e eles jogaram pedras, cabeça de nego e batatas com pregos nos policiais", disse o comandante- geral da PM Gilson Pitta.

Segundo ele, 250 agentes reforçam o polciamento no local. A polícia usou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Ampliar FotoFoto: Alícia Uchôa/G1

Policial mostra batata com prego que teria sido usada pelos manifestantes (Foto: Alícia Uchôa/G1)

Ainda nesta terça, o governador Sérgio Cabral recebe cerca de 60 motoristas que participaram do novo cadastramento e receberão permissão do governo para circular.

O trânsito normalizou no local, mas no começo da manhã o protesto causou transtornos com reflexos até no Túnel Santa Bárbara e na Praia de Botoafogo.

Nota do Detro

Em nota, o Detro Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) lamentou os transtornos causados pela manifestação e explicou que "para a elaboração do edital de licitação para o transporte complementar, representantes da categoria foram ouvidos e contemplados em muitas de suas solicitações".

O Detro informou, ainda, que "o processo licitatório para o transporte é previsto na Constituição e, no estado do Rio atende a uma exigência do Ministério Público. Até julho, o departamento espera concluir todos os lotes desta primeira etapa, incluindo a Região Metropolitana, lembrando que o decreto do governador Sérgio Cabral prevê a realização de novas concorrências em localidades e trajetos que apresentarem, na prática, demanda para tal".


Jornal O Globo on-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário